.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Fim

. Novo Visual

. Azevedo ganham Família Su...

. Trailer exclusivo do Novo...

. Bom Ano

. Musicas da banda sonora d...

. Programação de Natal

. Filipa Azevedo - Familia ...

. Gato Fedorento aquece Nat...

. Novo Visual - Visual de N...

. Filha do Mar

. Fascínios é tributo à cul...

. Just Girls dia 26

. Fascinios chegam segunda ...

. Elas estão aí

. Wiki-Morangos

. Produtores defendem novo ...

. Just Girls - A primeira a...

. Concorrem pelas audiência...

. TVI: Centro comercial de ...

. Mega Post: Banda Sonora M...

. Imperius: Moranguitos pre...

. TV Online

. Betty Feia (2ªTemporada) ...

. RTP terá dois novos canai...

. (Médicos e policias inspi...

. Espaço Funtastic (1) - Az...

. Petiçao Rua Francisco Ada...

. Portateis TMN

. Pedido

.arquivos

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.as minhas fotos

.Links

Novidades da Tv
  • Floribella Online
  • Morangomanias
  • Cantinho da musica
  • Morangos na net
  • Diana Chaves Fan clube
  • Morangolicos
  • Blog Vota
  • Famous World
  • Magias de Harry Potter
  • 4taste4ever
  • Dicas&TV
  • Doce fugitiva TVI
  • Fica a Saber
  • Big Brother Games
  • Pirata Tuga
  • TVI-Blog
  • Ante-et-post
  • TVI & Dowland
  • Deixa-me amar Online
  • Edite
  • blogs SAPO

    .subscrever feeds

    Sexta-feira, 4 de Agosto de 2006

    (Novelas juvenis medem forças)Flor disputa o topo

    A telenovela da SIC prova que consegue bater a rival da TVI no horário nobre.
                                

    Três meses depois da estreia, ‘Floribella’ impôs-se a ‘Morangos com Açúcar’. Não só na guerra das audiências entre a SIC e a TVI, mas também no que diz respeito a todos os produtos associados, nomeadamente à música e ao ‘merchandising’. Imbatível desde a estreia, a 30 de Agosto de 2003, a série juvenil da TVI só agora encontrou um formato capaz de disputar o mesmo público no mesmo horário.
    E, se o dia 3 de Julho à noite foi uma excepção à hegemonia de ‘Morangos’, os resultados das audiências a partir do dia 17 confirmam a tendência de vitória de ‘Floribella’. A competição tem sido tão aguerrida que os directores de Programação da SIC e da TVI não hesitaram em desdobrar a transmissão de episódios ao longo do dia durante as férias de Verão dos mais novos.
    E, a crer nos responsáveis dos canais, a febre vai contagiar as grelhas de Outono. Segundo o crítico de televisão Eduardo Cintra Torres, “quem está agora mais disponível para ver televisão é o público infantil e juvenil”. “Por isso, é normal que eles escolham hoje mais a ‘Floribella’ do que os ‘Morangos’”, defende.
    O crítico não acredita que o formato de ‘Morangos com Açúcar’ se tenha esgotado. E justifica: “Não são os ‘Morangos’ que cansam. É a concorrência. É a existência da ‘Floribella’. Ou de outro formato do género.”

    <strong>MESMA EQUIPA NAS 2 NOVELAS</strong>
    Papel decisivo nesta corrida pelo êxito têm os argumentistas de ‘Floribella’, que adaptam os textos do original argentino. Curiosamente, as pessoas que compõem a equipa de guionistas desta novela são as mesmas que transformaram as primeiras temporadas de ‘Morangos com Açúcar’ num sucesso sem rival. João Matos, Raquel Palermo e Vera Sacramento são os rostos que o público nunca vê mas sem os quais não haveria material para trabalhar.
    Falando em nome da equipa, João Matos destaca o percurso de sucesso gradual que a novela da SIC tem feito. “A ‘Floribella’ é o triunfo da ternura. É esse o principal condimento para chegar a um público mais abrangente. Uma novela é sempre uma história de afectos, e isso foi conseguido nesta produção”, explica. Questionado sobre ‘Morangos’, João Matos defende que “um produto tão longo corre o risco de se tornar maçador”.
    E, mesmo nestes casos, o desafio que se coloca aos guionistas é “reinventar e criar surpresas”. Quem também acha que a narrativa de ‘Morangos com Açúcar’ já foi mais emocionante são alguns dos espectadores fiéis da série. Frases como “os Morangos estão chatos” ou “eles estão sempre na praia e só conversam” traduzem o desinteresse pela acção da temporada de Verão.
    De facto, desde a epidemia que atacou os alunos do Colégio da Barra e ‘contagiou’ os estudantes de alguns estabelecimentos de ensino do País, não houve mais elos de identificação entre os jovens espectadores e os heróis do pequeno ecrã.

    <strong>CRÍTICOS FALAM CEDO DE MAIS</strong>
    A propósito da competição existente entre os dois formatos, o argumentista de ‘Floribella’ defende que o duelo “torna todos os agentes envolvidos mais exigentes”. “Não só os actores e produtores, mas, principalmente, o público”, reforça. Satisfeito com os resultados recentes da ‘sua’ novela, João Matos tece críticas àqueles que há pouco tempo agoiravam o insucesso do projecto de Teresa Guilherme.
    “Os críticos falaram cedo de mais. Vaticinaram o insucesso de ‘Floribella’ e não quiseram acreditar em fadas. No entanto, houve pessoas que, mesmo sabendo que a ficção da SIC tinha uma tarefa complicada pela frente, sempre acreditaram”, reitera.

    <strong>CONCORRÊNCIA A TODOS OS NÍVEIS</strong>
    A competição entre ‘Floribella’ e ‘Morangos com Açúcar’ não se limita ao pequeno ecrã. Na busca da rentabilização do investimento, a vertente musical dos dois formatos prolonga a ‘guerra’ para as prateleiras dos discos. Actualmente, os lugares cimeiros do ‘top’ de vendas de discos em Portugal são ocupados por álbuns ‘nascidos’ nas duas novelas.
    As vendas atingem mesmo as centenas de milhares de unidades. E, se até há pouco tempo os D’ZRT tinham a liderança deste sector, neste momento é o disco de ‘Floribella’ que comanda as vendas, com perto 120 mil unidades vendidas em menos de um mês. A seguir está FF, o ‘Tomé’ da novela da TVI, que não participou na série de Verão exactamente para promover o novo disco através de uma digressão que está a percorrer todo o País.

    <strong>A CULPA É DE QUEM ESCREVE</strong>
    João Gobern, também crítico de televisão, defende por seu lado que a imposição de ‘Floribella’ face a ‘Morangos com Açúcar’ tem uma de duas explicações: “Nestas situações, ou há um deslize muito grande de um dos lados ou um crescimento muito grande do outro.
    ” O crítico acredita que o sucesso recente de ‘Floribella’ se deve mais ao “hábito” que as pessoas adquiriram e ao facto de a acção de ‘Morangos com Açúcar’ estar, nesta altura, “um pouco morna”. “Após a morte de Francisco Adam, os ‘Morangos’ entraram um pouco em derrapagem. Ele era seguramente um dos actores com maior potencial do elenco, que, sendo tão jovem, se ressentiu disso e entrou um pouco em desnorte.
    Não acho no entanto que a responsabilidade seja dos actores, mas sim de quem escreve a série. Entraram em derrapagem e isso, em televisão, paga-se a médio prazo”, afirma. A título de curiosidade, João Gobern referiu que quem não vive em Lisboa ou viaja pelo País constata que “a ‘Floribella’ conquistou a preferência do grande público”

    <strong>NUNCA TERIA REPETIDO...</strong>
    A propósito da morte de Francisco Adam, a produtora Teresa Guilherme tem uma interpretação semelhante à de João Gobern. “Não sei se o desgaste dos ‘Morangos com Açúcar’ não será um reflexo da morte do jovem actor. Nunca teria repetido os episódios em que ele participou. A estratégia até resulta em termos de audiências, mas isso acaba por ter reflexos negativos mais tarde.”

    <strong>NBP NÃO COMENTA</strong>
    A Correio TV fez diversas e insistentes diligências para obter as opiniões de argumentistas e realizadores de ‘Morangos com Açúcar’ no sentido de dar aos seus leitores uma visão mais diversificada desta competição. No entanto, a falta de resposta da produtora NBP impossibilitou a concretização desta intenção.
    <strong>
    TERESA GUILHERME</strong>
    <strong>
    “‘FLORIBELLA' TEM BOM ASTRAL”</strong>
    Profissão: Apresentadora, produtora e actriz.
    Cargo que desempenha na SIC: Directora de Programas de Ficção Nacional.

    - Como explica o sucesso da ‘Floribella’?

    - A novela vai direito ao coração das crianças. Tem um toquezinho de magia, descontrai, tem bom astral, é bonita e colorida.

    - Que cativa mais além da estória?

    - Tivemos a sorte de encontrar uma equipa óptima e uma protagonista extraordinária, a Luciana. A música também ajudou muito. Quando tudo isto corre assim tão bem, costumo dizer que há aqui a mão de Deus. A ‘Floribella’ é um projecto que tem vindo sempre a subir. A música, a roupa, tudo ajuda...

    - Como analisa os ‘Morangos’?

    - Os ‘Morangos’ estão no ar desde Setembro de 2003, não sei se estão desgastados. Ou se o elenco de Verão não agradou. Todavia, a minha ambição é que seja uma luta taco a taco, não quero que uma produção esmague a outra. Prefiro que elas convivam bem, que se equilibrem. É que dá muito trabalho ser primeiro, é melhor ir sendo o primeiro...

    <strong>A EXPLICAÇÃO DO REALIZADOR</strong>
    Ao 64 anos de idade e mais de 40 de carreira, Atílio Riccó realizou 32 telenovelas em Portugal e no Brasil.

    <strong>"'FLORIBELLA' TEM MAGIA DA DISNEY"</strong>
    Foi o realizador brasileiro Atílio Riccó que ajudou a fazer o sucesso de ‘Morangos com Açúcar’e ‘Inspector Max ‘ (TVI). Desde Março na SIC, ele e o filho Rodrigo conduzem a realização de ‘Floribella’.
    Atílio Riccó não hesita em dizer que esta novela é “muito mais” do que um fenómeno passageiro. “Antes de chegarem as férias já estávamos em terceiro e quarto lugar. O segredo da novela é ter um pouco a magia da Cinderela e da Disney, que agarra crianças e adultos.”

    <strong>A GUERRA DO 'MERCHANDISING'</strong>

    <strong>DA ROUPA AO ARTIGO ESCOLAR</strong>
    A competição entre ‘Floribella’ e ‘Morangos com Açúcar’ ultrapassa a batalha das audiências televisivas. Ambos os formatos colocaram no mercado uma gama de produtos que disputam o interesse da criançada.
    Enquanto ‘Morangos’ oferece perfumes, relógios, artigos escolares (estojo, mochila, cadernos e dossiês), a ‘Floribella’ chegou agora ao mercado com uma panóplia de outros produtos: saias, ténis, ‘t-shirts’, casacos, bijuteria, atoalhados, edredões, perfume, produtos de cosmética.
    A gama completa foi lançada apenas esta semana, mas já há algum tempo que é possível ver crianças com roupas ao estilo ‘Floribella’ compradas em mercados e feiras. Os preços das peças são variados, mas um conjunto completo – genuíno – da ‘Flor’ para rapariga pode atingir facilmente os 100 euros.

    <strong>O PREÇO DA FAMA</strong>
    Sempre que Luciana Abreu marca presença num evento de promoção, os fãs não a largam e fazem tudo para conseguir um autógrafo. A adoração é tão grande que já houve confusão em alguns locais por onde a ‘Flor’ passou. O fenómeno estende-se aos actores de ‘Morangos com Açúcar’. Também eles sofrem o assédio que a fama lhes trouxe.

    <strong>PRÓXIMAS SAÍDAS NOS 'MORANGOS'</strong>

    <strong>ELENCO RENOVADO NA SÉRIE COMEÇA EM SETEMBRO</strong>
    A renovação do elenco sempre que se dá início a uma nova temporada da série juvenil da TVI já é habitual. Assim, muitos dos rostos que brilham na série de Verão não vão estar presentes quando os ‘Morangos’ regressarem às aulas.

    Para já estão confirmadas as saídas de <strong>Joana Duarte</strong> (Matilde) e <strong>Luís Lourenço </strong>(Tiago), que vão para a faculdade;<strong> Francisco Corte-</strong><strong>Real </strong>(Afonso) e <strong>Diana Chaves </strong>(Susana), que terminam o namoro; <strong>Jessica Athayde </strong>(Mimi),<strong> Sara Prata </strong>(Becas) e <strong>Oceana Basílio </strong>(Carla), que mudam de cidade; e <strong>Filipa Oliveira </strong>(Catarina), que, apesar do regresso de <strong>Tomé</strong> (Fernando Fernandes), também se vai embora.

    <strong>A VOZ DOS FÃS</strong>

    <strong>'MORANGOS' OU 'FLORIBELLA'?</strong>
    São crianças ou adolescentes, mas não perdem pitada da sua novela favorita – “mesmo os episódios antigos que estão a repetir de manhã”, dizem. Quisemos saber por que razão preferem ‘Morangos com Açúcar’ ou ‘Floribella’ e as respostas foram dadas sem hesitar.
    As dúvidas ficam apenas para aqueles que, apesar de não verem nenhuma da novelas, conhecem de cor as músicas e as personagens destes verdadeiros fenómenos televisivos.

    <strong>MARIANA SANTOS 12 ANOS</strong>

    “‘Floribella’ é mais engraçada. ‘Morangos’ é sempre a mesma história.”
    <strong>
    JOÃO CALADO 16 ANOS</strong>

    “Vejo ‘Morangos’ há um ano porque tenho tempo. Nunca vi a ‘Floribella’.”

    <strong>CATARINA PONTES 10 ANOS</strong>

    “Não vejo nenhuma, a minha mãe não deixa. Mas conheço músicas e actores.”

    <strong>DIOGO CANUDO 8 ANOS</strong>

    “Gosto mais da ‘Floribella’. É mais divertida que os ‘Morangos’.”

    <strong>ÂNGELO CARMELO 20 ANOS</strong>

    “Prefiro ‘Morangos’, é mais para adolescentes. ‘Floribella’ é mais infantil.”

    <strong>ANDRÉ FERREIRA 10 ANOS</strong>

    “Prefiro a ‘Floribella’ porque tem mais animação e músicas mais giras.”
     
    Fonte:Fonte Correio da manha

    publicado por cuscos televisivos às 08:20

    link do post | comentar | favorito
    1 comentário:
    De anónimo a 5 de Agosto de 2006 às 13:30
    a floribella pode ter tido mais audiências a partir do dia 17, mas a floribella só começou a dar á 3 meses .
    enquanto os morangos já dão á 3 anos...
    apesar de eu também gostar de ver a floribella, eu prefiro os morangos.
    jinho
    fiquem bem

    Comentar post